quarta-feira, 3 de março de 2010

Informações Gerais sobre o Curso

O Curso de Graduação em Engenharia de Produção das Faculdades Integradas de Cataguases - FIC foi autorizado através do Decreto Estadual n.º 43.957, de 28/01/2005, publicado no “MG” de 29/01/2005 e está organizado em regime seriado semestral, admitindo-se, na matrícula, até três dependências de disciplinas, permitindo-se, nas adaptações, o regime parcelado.

Em 2008 as FIC migraram do Sistema Estadual para o Sistema Federal.

Atualmente, o curso se encontra em fase avançada no processo de reconhecimento pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC.

Na última avaliação de desempenho do curso (Ensino Nacional de Desempenho Escolar – ENADE) o curso de Engenharia de Produção obteve nota 3 no Conceito Preliminar do Curso – CPC, que como o próprio nome diz é um indicador prévio da situação dos cursos na graduação do país.

O número de vagas autorizadas através do Decreto n.º 43.957, de 28/01/2005, publicado no “MG” de 29/01/2005 é de 50 semestrais para o turno diurno e 50 semestrais para o turno noturno.

A Resolução n.º 2, de 18/06/2007, Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, publicada no D.O.U. de 19/06/2007, fixou o prazo de integralização para o Curso de Engenharia de Produção no mínimo de dez (10) e máximo de quinze (15) períodos letivos.

O calendário escolar anual contempla um mínimo de 200 (duzentos) dias letivos efetivos, sendo minimizado 100 (cem) dias letivos por semestre, de conformidade com a Legislação específica e o Regimento Escolar.

O ensino, normalmente, é ministrado em 5 (cinco) dias por semana podendo ocorrer pela própria natureza do curso, atividades curriculares ou extracurriculares ocasionais, em sábados letivos ou feriados, o que totaliza 20 (vinte) semanas/semestre.

A distribuição da carga horária das disciplinas é feita de acordo com múltiplos de 18 (dezoito), considerando-se as semanas para o desenvolvimento das disciplinas e também de outras atividades complementares presenciais, tais como: eventos científicos, seminários, atividades de extensão, etc.

Para conclusão do curso, colação de grau, é imprescindível pelo aluno a execução de estágio curricular (a partir do 6º período) e a apresentação de monografia (elaborada no último ano de graduação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário